quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SAIU NA REDE...


 Em Foco > Nas Escolas > Detalhe
InícioEm FocoSe ligaInteratividadeDiversãocorreio@escola

nas escolas

C. E. Guilherme Briggs realizou grande aula de cidadania
enviar por e-mailfacebooktwitterrsscompartilhar

21/11/12

Palestrantes e índios também estiveram presentes ao evento

Por Tatiana Salgado - Seeduc/RJ

O Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Niterói, promoveu o Dia da Reflexão. Durante o evento, realizado no dia 14 de novembro, os alunos apresentaram uma série de trabalhos sobre a diversidade do povo brasileiro, momentos históricos e peculiaridades de cada região do país.

- O quadro de desigualdade existente no cenário da nossa sociedade, ainda nos dias de hoje, nos leva a unir esforços em prol de um processo de esclarecimento e conscientização junto à comunidade escolar. Por isso, a proposta foi trazer essa temática para o colégio e fazer com que todos pudessem repensar suas atitudes, gestos e até mesmo pensamentos em relação ao outro – comentou Alcinea Souza, diretora geral da unidade.

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20, foi um dos assuntos mais discutidos durante a apresentação dos trabalhos. Os alunos alinharam o tema à cronologia histórica dos fatos e falaram desde o processo de escravidão nas fazendas de café até os dias de hoje, além da herança deixada para as novas gerações.

Como parte da programação do evento, a escola recebeu a visita do niteroiense Jorge Zulu, voluntário da Ong INAC – Ingá Núcleo de Ação Comunitária – que ministrou a palestra “Tolerância Religiosa”.

Os índios Guarani Tekoá Mboy Ty, da aldeia de Camboinhas, também estiveram presentes e conversaram com os jovens sobre seus direitos, história e meio ambiente.

Durante o dia, a peça de teatro “Capitães da Areia” e as apresentações da roda de capoeira Angola, com o mestre Pastinha, e da dança de rua, com o dançarino D’Rap, divertiram e animaram os jovens.

- A diversidade do povo brasileiro é a maior riqueza que uma nação pode ter. Portanto, respeitar o outro como ele se apresenta deve ser o maior investimento de uma comunidade escolar. Afinal, o nosso lema é educar para transformar – disse a diretora. 

Um painel sobre as legislações para as pessoas portadoras de necessidades especiais também foi exposto no pátio do colégio para o conhecimento de todos.

- Foi uma grande aula de cidadania. Estamos todos muito felizes! Vale a pena realizar este tipo de trabalho na escola quando temos uma equipe de profissionais tão comprometidos e alunos tão dedicados – finalizou Alcinea. 

Nenhum comentário: