terça-feira, 1 de maio de 2012

Ceguib na rede e no CONEXÃO


Notícia da escola
C. E. Guilherme Briggs promove semana de palestras para iniciar projeto “Saúde na Escola”
enviar por e-mailfacebooktwitterrsscompartilhe



Alunos assistiram à palestra sobre Alimentação Saudável


27/04/12


Por Mônica Vitória 


O Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Niterói, promoveu, entre os dias 16 e 20 de abril, uma semana de mobilização que marca o início das ações do projeto “Saúde na Escola”. Preocupada com a saúde e o bem estar de seus alunos, a diretoria resolveu desenvolver atividades intensivas que serão realizadas, ao longo deste ano letivo, para conscientizar os alunos a respeito de assuntos como obesidade, dependência química, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.


A programação da semana incluiu palestras sobre nutrição, saúde bucal, gravidez na adolescência, drogas, e contou com a participação de médicos, enfermeiros e um grupo de apoio para dependentes químicos. 


Segundo a diretora Alcinea Souza, o evento foi um sucesso, com a participação de aproximadamente 400 alunos. “Esta foi a semana inaugural do projeto, mas já havíamos plantado a semente no início do ano, perto do Carnaval, quando fizemos uma aula especial sobre DSTs. Os professores avaliaram muito bem as palestras e os alunos querem mais”, revela.


Gleicyanne Oliveira, aluna da 2ª série do Ensino Médio, gostou tanto da palestra sobre saúde alimentar que até já fez algumas mudanças na dieta. “Eu comia muita besteira. Depois da palestra, decidi comer mais frutas e tomar menos refrigerante”, diz. “Temos muitos alunos com obesidade. Agora que não há mais cantina na escola, estamos tentando mostrar como é possível e interessante buscar outros hábitos alimentares”, completa Alcinea, que acredita que cursos oferecidos no colégio como o Cozinha Brasil, do SENAI, têm ajudado os jovens a aceitarem melhor a inclusão de saladas e legumes no seu cardápio.


Já a aluna Juliana Bolzan, também da 2ª série do Ensino Médio, se interessou pela palestra sobre gravidez na adolescência. “Aprendi mais sobre o uso dos métodos anticoncepcionais e os riscos de não se usar preservativo. Tenho visto muitas garotas, mais novas que eu, grávidas. Acho que uma gestação não planejada pode prejudicar muito a vida de uma menina”, conta. 


A direção da unidade também dará atenção a este tema no decorrer do ano. “Uma vez por mês, até setembro, levaremos o assunto a cada turma do Ensino Médio, para alertar todos sobre a questão da gravidez na adolescência”, garante Alcinea.

Alunos do CEGUIB participaram de dinâmicas de grupo


O aluno Felipe Nunes, do 1º ano do Projeto Autonomia, destacou a apresentação sobre álcool e outras drogas, ministrada pelo grupo de apoio social do Posto Médico de Família José Antônio E. Bianchi - Souza Soares. “Temos que nos preocupar com esses problemas. Acho que o estado está fazendo ótimas parcerias, que orientam os jovens e olham para os dependentes. Conheço alguns amigos nessa situação, por isso a palestra foi muito proveitosa”, avalia o estudante de 18 anos.


Os alunos do Ensino Fundamental também compareceram e aprovaram o evento. Anderson Clayton, do 7º ano, foi mais um que se conscientizou da importância de dizer “não” às drogas, enquanto Carlos Daniel, do 8º ano, prestou atenção especial às dicas de limpeza dos dentes dadas no dia 17. “Achei tudo muito informativo e gostaria que fossem realizadas mais ações como esta aqui no colégio”, afirma Carlos.


Além das palestras, os jovens presentes participaram de uma dinâmica e também receberam aplicação de flúor. “Os dentistas que vieram orientá-los sobre higienização bucal, inclusive, disseram que nossos alunos têm os dentes muito saudáveis!”, orgulha-se Alcinea, lembrando que os profissionais voltarão ao colégio no dia 26 de maio, em um evento para o qual as famílias dos estudantes serão convidadas a visitar a escola, conversar com os professores e desfrutar de serviços como consulta oftalmológica e aferição de pressão arterial. “Será uma ação aberta à comunidade, e agora com a participação dos alunos do EJA”, explica a diretora.


Alcinea enfatiza a importância de aliar saúde e educação. “Já trabalhávamos com assuntos relacionados ao bem-estar físico e mental há alguns anos, mas de maneira mais dispersa, ou, geralmente, só durante a semana do Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Agora, procuramos fazer parcerias com médicos locais, com o Posto de Saúde da Família e o Instituto Vital Brazil, para intensificarmos as atividades neste ano”. Entre outras ações, a diretora pretende agendar uma visita ao Restaurante Popular de Niterói, para falar um pouco mais sobre nutrição e preparo de alimentos.

Nenhum comentário: