sexta-feira, 2 de março de 2012

CEGUIB no CONEXÃO e na REDE

Saiu no dia 29/02 no portal da seeduc - Conexão Professor -  uma matéria com nossos alunos do Ensino Médio falando sobre o evento Café no Escuro. Evento este que já havia sido postado aqui no blog no da 20 de setembro.  Aproveitamos para parabenizar a direção, todas a equipe e a professora Vânia Elisa (responsável pela sala de recursos) pela iniciativa e incentivo aos alunos


Notícia da escola
Talentos do C.E. Guilherme Briggs brilham na UFF
enviar por e-mailfacebooktwitterrsscompartilhe
Fonte: CONEXÃO PROFESSOR
29/02/12


Por Ana Paula Verly


Já pensou em ter uma amostra grátis do que te espera na universidade? Saber como é o dia a dia do curso no qual pretende ingressar? Esta oportunidade foi dada a 13 alunos do Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Niterói. Estudantes com excelente desempenho, eles ganharam bolsas da Universidade Federal Fluminense (UFF) para trabalhar em pesquisas e projetos realizados pelos seus professores em diferentes faculdades. A iniciativa faz parte de um esforço de toda a equipe escolar para valorizar e orientar os talentos da unidade. 


“Os alunos visualizam novas oportunidades pelos projetos que trazemos para o colégio. Graças às estratégias pedagógicas de estímulo, acompanhamento e orientação educacional e vocacional, alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2011 iniciaram o ensino superior em diversas áreas com os resultados obtidos no ENEM”, destaca a diretora geral, Alcinéa Souza. 


A diretora acrescenta que o trabalho de gestores, coordenadores e docentes modificou o comportamento e a perspectiva profissional dos jovens. No grupo de bolsistas da UFF, Ingrid Pereira, de 17 anos, na 3ª série do Ensino Médio, está feliz por fazer o que gosta e ainda “ganhar” por isso. Com a ajuda de custo, ela se desloca duas vezes por semana para os locais de estudo, onde passa algumas horas pesquisando os temas indicados por seu professor de História.


“Estive em Campos e em vários outros lugares para tirar fotos de documentos sobre os índios goytacazes. Com essa experiência, estou sempre aprendendo, estudando e me informando. O projeto incentiva o aluno a estudar e a descobrir outras coisas, que vão além da rotina escolar”, comenta. 


O projeto, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), busca novos talentos. Além da faculdade de História, os participantes são distribuídos entre as áreas de Física, Biologia e Mecânica. A vivência na universidade permitiu a Ingrid uma importante decisão: estudar Arquivologia.


“Antes eu queria fazer História. Tenho muitas dúvidas, porque gosto de tudo. Já pensei até em Física”, conta a adolescente. 



A aluna Natália Martins, a segunda da esquerda para direita


Natália Martins Dória, também de 17 anos e na 3ª série, se sentiu “lisonjeada” ao ser indicada para a bolsa na área de Física. As notas altas foram o passaporte para a conquista. Com a experiência na UFF, ela tem certeza de que irá “se dar super bem” quando terminar o Ensino Médio. 


“Também faço parte da equipe da sala de recursos especiais do colégio, o que me ajuda nos trabalhos dentro da UFF. Participo do projeto Café no Escuro, para conscientizar as pessoas sobre a realidade dos deficientes visuais”, chama a atenção.


O objetivo é mostrar ao público do projeto - de olhos vendados - como é “enxergar sem ver”. Para isso, todos precisam identificar uma série de alimentos apenas pelo olfato. Ao fim do circuito, os participantes degustam um saboroso café depois de colocarem o açúcar na xícara. 


“No mesmo laboratório, montamos um sinal de trânsito para daltônicos. Assim as pessoas se conscientizam sobre as dificuldades”, comemora a estudante, ainda indecisa sobre a escolha profissional. 


Por outro lado, Natália sabe que está no lugar certo para tomar a decisão. Ficar em contato com professores, alunos e monitores de diferentes cursos proporciona um desenvolvimento pessoal e esclarece as dúvidas bastante comuns nessa fase da vida. De volta à escola, as informações são multiplicadas entre os demais alunos por meio de palestras de orientação para o vestibular. 


“O trabalho em equipe, de forma séria e responsável, é capaz de mudar os cenários educacionais na atualidade”, conclui a diretora geral do C.E. Guilherme Briggs.




É o CEGUIB Educando para Transformar

Nenhum comentário: