Rio -  Professores de todo o Estado do Rio têm a oportunidade de se aprimorar gratuitamente. Trata-se de abertura de 4.550 vagas em cursos a distância de atualização oferecidos pela Fundação Cecierj, órgão vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. As inscrições estão abertas até 27 de março para as áreas de Linguagens e Códigos (500), Matemática (500), Ciências Humanas (650), Prática Docente (750), Ciências da Natureza (900 vagas) e Tecnologia Educacional (1.250). O período letivo será de 17 de abril a 13 de julho.
Os cursos são voltados a professores das áreas em que são ofertadas as vagas e outras afins, assim como para licenciandos de último ano. As inscrições são recebidas somente pelo site www.cederj.edu.br/extensao. O candidato pode se inscrever em até duas áreas e deve optar por um dos 37 polos espalhados pelo estado, assegurando aquele em que terá mais facilidade para comparecer a atividades obrigatórias, como aulas no laboratório, avaliações, tutoria presencial, etc.
“É muito importante oferecer aos professores cursos gratuitos que os possibilitem fazer em horários flexíveis. Temos muito orgulho em contribuir desta maneira com a melhoria da educação básica em nosso estado”, ressalta Carlos Bielschowsky, Presidente da Fundação Cecierj.
Caso o número de candidatos exceda as vagas disponíveis, será dada prioridade respeitando a seguinte ordem: professores em exercício da rede pública de ensino, graduados na área específica do curso e alunos do último ano de Licenciatura. O resultado da seleção será divulgado exclusivamente pelo site de inscrição, de 30 de março a 8 de abril, período em que os selecionados devem confirmar participação.
Ao iniciar o curso, o aluno terá até um mês para enviar pelos Correios para a Fundação Cecierj, documentos tais como cópia da identidade, CPF, diploma de graduação ou declaração de estar cursando o último ano, incluindo Licenciatura, e comprovante da escola, caso esteja com magistério em exercício. Em caso de dúvida, o candidato poderá ligar para os telefones (21) 2333-1085/ 1088, em dias úteis, das 9h às 17h.