quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Última chamada para o SISU

Últimas horas para cadastro no Sisu: já são mais de 3 milhões de inscritos

A hora é essa! Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm pouco tempo para encerrar o processo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): a ferramenta sai do ar às 23h59 desta quinta-feira. Nesta edição, foram ofertadas mais de 108 mil vagas em instituições públicas de ensino superior, entre elas 15 faculdades do Rio.

O último balanço do programa, às 12h desta quinta-feira, registrou 3,1 milhões de inscrições de 1,6 milhão de candidatos (cada aluno tem direito a se candidatar a dois cursos). Os cariocas predominam entre os concorrentes. O Rio lidera a lista de inscrições, seguido de Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul.

As inscrições para o Sisu começaram à 0h do último sábado (7 de janeiro) e a primeira chamada para matrícula será divulgada no dia 15 de janeiro.



Entenda melhor como fazer as inscrições:

Poderão participar da seleção os estudantes que fizeram o Enem 2011 e tenham tirado nota diferente de zero na redação. Para iniciar o processo, é preciso ter em mãos a senha e número de inscrição da prova nacional. Não há pagamento de taxas, e os candidatos podem optar por até duas opções de cursos no cadastro. Alguns deles dispõem critérios para a inscrição: peso diferentes (um curso de Física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza) e/ou nota mínima (um curso de medicina pode exigir nota igual ou maior que 650).

Durante o período de inscrições (até às 23h59 de quinta-feira), o candidato poderá alterar as opções de curso marcadas e cada mudança invalidará a opção anterior. Neste ano, para não prejudicar os candidatos, o sistema funcionará ininterruptamente: isto é, diariamente, às 3h, serão divulgadas as notas de corte (menor nota para ficar entre os selecionados de cada curso, com base no número de vagas e total de candidatos inscritos). A ideia é que a simulação proporcionada com a divulgação preliminar das notas de corte auxilie o candidato a monitorar sua inscrição para que não perca oportunidades.

Nos úlltimos dois anos, estudantes relataram problemas na utilização do sistema, como lentidão e falha no cadastro. Por isso, em caso de urgência, é importante lançar mão do telefone para informações: 0800 616161. Até 12 de janeiro, haverá plantão de atendimento 24h.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema e só precisará se preocupar com a próxima etapa: a matrícula. O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro e os selecionados terão os dias 19 e 20 do mesmo mês para se matricularem na instituição escolhida. Os que não aparecerem perderão suas vagas.

Quem for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes. A segunda seleção será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.

As 108 mil vagas oferecidas pelo Sisu estão distribuídas em 3.327 cursos de universidades federais, estaduais e institutos federais de Educação Profissional pelo Brasil. Há ofertas em graduações tecnológicas e de bacharelado, em cursos tradicionais como de Direito (2.487 vagas no Brasil), Medicina (1.443) e Administração (3.985). Também há cursos menos comuns, como Astronomia,


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/ultimas-horas-para-cadastro-no-sisu-ja-sao-mais-de-3-milhoes-de-inscritos-3651527.html#ixzz1jHw6J7Xy

Nenhum comentário: