quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um pouco mais sobre Grêmio....

O QUE O GRÊMIO ESTUDANTL PODE FAZER PELOS ALUNOS ?


Vamos pensar um pouco. O que o Grêmio Estudantil, enquanto representante do interesse dos estudantes, pode tornar possível?




 Expressar as preocupações, reclamações e os anseios dos alunos junto à diretoria, além de participar das reuniões que digam respeito à escola, como conselhos de classes, reuniões de pais, prestação de contas da escola, etc.;

 Utilização de espaços da escola para realização de atividades criadas e promovidas pelos alunos, sob a responsabilidade do Grêmio;

 Realização de eventos culturais, festas, atividades e competições esportivas, além de debates sobre questões atuais, promovendo assim um maior contato e integração entre os alunos do CEGUIB e com a comunidade fora da escola;

 Promoção de encontros com outros Grêmios, trocando experiências e construindo um diálogo com o que é feito nas outras escolas. Atividades como esta podem ser importantes para descobrir problemas e questões em comum, que pode se transformar em formas conjuntas de ação;

Estas são apenas algumas possibilidades de realização dos estudantes, que fazem do Grêmio Estudantil UMA FORMA DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, DE EXERCER SUA CIDADANIA. Não aquela “política” do senso comum, geralmente relacionado a coisas ruins como corrupção e abuso de poder. Não aquela cidadania onde nós somos passivos diante do que uma autoridade que nos coloca o que é bom ou ruim para a vida em comunidade.
Estamos falando de política no sentido de participar ativamente nas questões de sua escola, de seu bairro, de sua cidade, de seu país. Estamos falando de cidadania como forma de luta comum por nossos direitos em todos os espaços de convivência.


UM DOS DEVERES PRINCIPAIS DO CIDADÃO É LUTAR PELOS SEUS DIREITOS!


COMO CONSTRUIR UM GRÊMIO ESTUDANTIL?




Para existir um Grêmio Estudantil, é necessário criá-lo. Para fundar-se um Grêmio, além da indispensável vontade dos alunos, é necessário primeiramente elaborar um Estatuto. Este é o documento que determinará sua forma de organização, da eleição da diretoria do Grêmio, assim como seus cargos e funções, e os direitos e deveres dos associados (todos os alunos matriculados são considerados sócios do Grêmio).
Após aprovado o Estatuto e decidido o nome do Grêmio numa Assembléia Geral que convocará todos os alunos da Escola, inicia-se o período de inscrições e campanha das chapas que concorrerão às Eleições.
As chapas deverão atender aos critérios escritos no Estatuto para a sua criação, como a participação de um número determinado de membros para ocupar os cargos da diretoria e também de alunos de diferentes séries.
Durante o período de campanhas, as chapas deverão apresentar suas idéias para o ano em que ficarão à frente do Grêmio. Uma Comissão Eleitoral (composta por representantes de turma, dois representantes de cada chapa e dois professores) promoverá debates entre as chapas, e depois, a eleição.




Nenhum comentário: